• Facebook
  • YouTube - Black Circle

Luiz Claudio Ribas

  • Facebook
  • YouTube - Black Circle

O  HOMENAGEADO DESSA EDIÇÃO.

Professor efetivo do Seminário Fabio Lima! Uma alegria imensa em saber que esteve, está e estará em todas as edições!

Graduado e pós-graduado no Brasil, é professor da UNESPAR-EMBAP, desde 1989, formando várias gerações de músicos que figuram, hoje, como docentes e artistas em universidades brasileiras e internacionais.

Professor especialista em distonia focal e de dificuldades motoras em violonistas, atende alunos nacionais e, também, da Europa, EUA, América do Sul e no Oriente, realizando turnês internacionais anuais sobre o assunto, com masterclasses e palestras.

Como professor visitante, já se apresentou como concertista, palestrante e ministrou master classes nos mais importantes festivais do país e em universidades do exterior.
Gravou vários trabalhos para rádio e televisões brasileiras. Seus trabalhos incluem também arranjos e produções de música brasileira em CDs e DVD como regente junto à Orquestra de Violões da EMBAP no Paraná. 

Como solista, gravou: 

Dowland & Albânia (1990)

América do Sul e o Violão I (2005),

América do Sul e o Violão II (2009),

Itália- Da Renascença ao Romantismo no violão (2007).

Atualmente está em dois trabalhos de gravação denominados: Fernando Sor, em guitarra romântica; e Aristocracia Brasileira Ao Violão, respectivamente.

Fabio Lima 

  • Facebook
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Fabio Lima que dá nome ao projeto! 

Um dos maiores nomes do violão moderno. Mestre em Artes (Performance em Violão Erudito) pela renomada Royal Academy of Music em Londres, Inglaterra. Iniciou seus estudos de violão erudito com Waldomiro Prodócimo no conservatório Villa-Lobos, paralelamente estudou contraponto e interpretação com Luíz Cláudio Ribas Ferreira (Belas Artes - PR). Em julho de 2005 iniciou seus estudos com Henrique Pinto (SP) na Faculdade Cantareira.

Sendo um dos mais premiados violonistas de sua geração, Fabio Lima acumula uma serie de 1os lugares em diversos concursos nacionais e internacionais, destacando:
1º Lugar no Julian Bream Prize 2012 – London - UK
1º Lugar no VI Concurso Internacional Fenavipi 2010 – Teresina - PI
1º Lugar no III Concurso Nacional Cantareira 2008 – São Paulo - SP
1º Lugar no I Concurso Nacional Solista Heitor Villa-Lobos 2008 – São Paulo - SP
1° Lugar no XXVI Concurso Latino Americano Rosa Mística 2007 – Curitiba - PR
1° Lugar no XVIII Concurso Nacional Souza Lima 2007 – São Paulo - SP
Único violonista premiado no Concurso Solistas Música no Museu em 2008 – Rio de Janeiro – RJ

Atualmente, Fabio acumula mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Além disso, trabalha como produtor musical para Globotracks (Som Livre).

Lucas Penteado

  • Facebook
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Considerado por muitos especialistas como um grande intérprete da atualidade, Lucas Penteado é dotado de uma expressão musical ímpar; de impactante sensibilidade.

Apresenta o violão em suas mais nobres faces, desde o elevado nível de execução técnica interpretando obras raras e complexas de renomados compositores de diferentes períodos, difundir arranjos e transcrições de importantes personalidades da música contemporânea, como o premiado maestro e compositor Pedro Cameron de quem recebe orientações desde 2001, tem sido seu grande papel.

Sob a orientação do renomado professor Henrique Pinto, concluiu o curso de bacharelado em violão clássico pela FIC (Faculdades Integradas Cantareira). Participou de importantes festivais de violão no Brasil e no exterior, onde recebeu orientações de grandes violonistas da atualidade, como Aniello Desiderio (Itália), Álvaro Pierre (Uruguai), Marco Tamayo e Manuel Barrueco (Cuba), Fábio Zanon, Edson Lopes, Sergio e Odair Assad (Brasil).

De suas premiações consta um violão exclusivo do renomado luthier Samuel Carvalho, adquirido não apenas pelo seu talento, mas também pela premiação em 2007, no Concurso Nacional de Violão da Faculdade Cantareira, em São Paulo.

Leandro Latú

  • Facebook
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

O paulistano Leandro Latú é Bacharel em Música – habilitação em Violão Erudito), pós-graduado em Gestão Empresarial e Professional Coach. Foi aluno especial do Mestrado da USP, sua monografia “O violão e sua técnica”.

Premiado nos tradicionais Concursos Nacionais de Violão Souza Lima e Musicalis, também foi um dos 3 violonistas do Estado de São Paulo a ser selecionado para o Programa Furnas Geração Musical.

Com um intenso trabalho pedagógico, já teve diversos alunos vencedores de Concursos de Violão, além de outros alunos ingressos em Faculdades de Música, e hoje atuantes no mercado musical.

 Possui um canal do Youtube com várias performances, aulas e dicas musicais.

Esse canal é um dos destaques na área nacional, com mais de 3.000.000 de visualizações e 50.000 inscritos. Também possui 2 Cursos Online que têm ajudado centenas de alunos.

Já lecionou no Consevatório Musical Ernesto Nazareth (2000-2003), In Concert – Academia de Música (2003-2011), Musicalis - Itaim (2009-2012), Music Center- Jardins (2003-2012) e  SoArte (2003-2012), onde destacou-se em seu trabalho como Arranjador e Regente da Camerata de Violões e Teclados.

 Como integrante do Núcleo de Concertos da 1ª IPI de São Paulo, idealizou e produziu as Séries “Violões na Catedral “  e “Música na Capela”  (2008/2009).

Como violonista tem se apresentado nas tradicionais Séries “Violões no MASP”, Casa de Portugal (na Estréia do Concerto para duas vozes solistas e Orquestra, de Leandro Alvarenga), Pátio do Colégio (na Inauguração do Monumento da Paz),  Restaurante Alemão “O Garimpo”, e outros. Realiza um trabalho específico de Coaching Musical, onde trabalha aspectos de organização e planejamento, para a música e para a vida.

Leciona há mais de 20 anos e, observando o grande problema de locomoção da cidade grande, somado ao seu espírito empreendedor, fundou a Music2You ®, em 2012, para levar o melhor do ensino de música, com os preços mais acessíveis, ao seu encontro.    

André Priedols

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

André Priedols, formado em Música/Composição pela Unicamp, possui mais de 20 anos de envolvimento com a música, atuando como instrumentista, arranjador, professor e produtor cultural.

No Duo Priedols Kacelnik, ao lado de Daniel Kacelnik, foi premiado em concursos importantes, como por exemplo, o Rumos – Itau Cultural.

André atua também como solista, além de realizar trabalhos de câmara com trios e quartetos de violões, duos com cantores, flautistas e violinistas. 

Estudou violão clássico com Carlos Novelli (Vinhedo), Antônio Guedes (Jundiaí), Ângela Muner (Campinas), Paulo Martelli (São Paulo) e Fábio Zanon (São Paulo). Com o último, estudou na Fundação Magda Tagliaferro como bolsista, patrocinado pela empresa Becton & Dickinson.

Como professor, André atua há 17 anos. Foi professor da Escola de Música e Tecnologia, EM&T, de São Paulo.

 

Como produtor cultural, André realizou, em 2012, dois projetos, sendo o “1° Panorama Musical – Violão” que levou a Vinhedo, 8 dos principais violonistas do país. Já no projeto “Futebol é Arte?”, André atuou como produtor e instrumentista, viajando pelo interior de São Paulo com um duo de violão e violino, tocando música clássica para públicos com pouco acesso a bens culturais.

 

Atualmente, André tem se dedicado à produção de conteúdo digital relacionado à música, produzindo vídeos de violão clássico e de violão fingerstyle no canal Fingerstyle Guitar Lab -  com arranjos originais para músicas diversas.

Chrystian Dozza 

  • Facebook
  • YouTube - Black Circle

Chrystian Dozza teve seu primeiro contato com o violão aos 14 anos, por meio do seu pai Pedro Ernesto da Cunha. Iniciou seus estudos com o músico Frederah e posteriormente com o professor Marcos Sarques. No ano de 2002, ingressou na Faculdade Santa Marcelina (SP) para cursar o bacharelado em violão erudito, estudando com Paola Picherky e o Paulo Porto Alegre. Durante esse período, atuou como guitarrista do Jethro Tull Cover e acompanhou a cantora Márcia Mitiko.

 

Prêmios: 1 º lugar no Concurso Novos Talentos da Música Erudita e no Concurso Nacional de violões Musicalis 2007 e 2º lugar no XV Concurso de Violão Souza Lima

 Em 2006, apresentou-se na série Projeto Violão no Masp idealizada pelo professor Henrique Pinto.

 

Em 2009, foi convidado para fazer parte do Quaternaglia Guitar Quartet, um dos maiores quartetos de violão da atualidade. Em 2010, realizou uma turnê pelos EUA ao lado do Quaternaglia, se apresentando em diversas cidades com Columbus (OHIO), Evansville (Indiana) e Nova Iorque.

 

Lançou seu segundo CD Fantasias Mineiras, com Fantasias, sobre temas de Milton Nascimento e composições de sua autoria. O músico mineiro tem sido reconhecido por sua versatilidade e musicalidade, o que o permite transitar por diversos estilos, do erudito ao rock.

Atualmente, é professor de violão erudito da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Além de integrar o Quaternaglia Guitar Quartet e ser guitarrista da banda Aclla.

.

Gravações: Songs from the Land (CD) e Fantasias Mineiras, com Fantasias (CD).

Ederaldo Sueiro

  • Facebook
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Vencedor da terceira edição do Concurso Fabio Lima, Ederaldo Sueiro, já conquistou diversas premiações pelo Brasil e é um dos nomes da nova geração de violonistas! 
Ederaldo volta em 2020 para um concerto exclusivo no Seminário!

Doutorando pela UNICAMP, sob orientação de Fábio Scarduelli, reputado por John Mills (Inglaterra) como um dos maiores talentos visto por ele nos últimos vinte anos, Ederaldo Sueiro nasceu no estado do Paraná-BR. 

Prêmios:

1º lugar no XXXIV concurso Latino-Americano Rosa Mística, em Curitiba. 
1º lugar II Concurso internacional de violão de Teresina, realizado em Teresina/PI 
1º lugar III Concurso Nacional de violão Fábio Lima, realizado em Curitiba/PR 

Na área acadêmica, publicou trabalhos no simpósio internacional de violão da EMBAP/UNESPAR, Festival internacional de violão da UFRGS e mais recentemente teve um artigo aceito para apresentação e publicação na ANPPOM. 

Em seus programas de concerto, Ederaldo objetiva formar um repertório de grande profundidade, que é o que ele acredita com todas suas forças que o violão deva oferecer. Para além disso, aspira transmitir para o seu público toda sua sinceridade, com alma e coração, desejando que para eles o concerto seja uma experiência de beleza, capaz de gerar reflexão e possibilitar novas sensações.